Público alvo:
Usuários abusivos de
Computador/Internet, Redes sociais,Telefone Celular ou outras tecnologias no cotidiano.
Objetivos:
1-Promover o uso consciente das tecnologias no dia a dia e orientar a população sobre o uso consciente. (Sugestão inicial de 10 passos).
2-Avaliar o uso de tecnologias (computador/internet e/ou telefone celular) nos indivíduos e verificar se o uso abusivo está sendo por lazer ou trabalho ou se está relacionado com algum transtorno de ansiedade, entre outros.
1-Promover o uso consciente das tecnologias no dia a dia e orientar a população sobre o uso consciente. (Sugestão inicial de 10 passos).
2-Avaliar o uso de tecnologias (computador/internet e/ou telefone celular) nos indivíduos e verificar se o uso abusivo está sendo por lazer ou trabalho ou se está relacionado com algum transtorno de ansiedade, entre outros.
3- Descrever na literatura científica o impacto das tecnologias no cotidiano dos indivíduos e as consequências relacionadas (Pesquisas e Artigos).
4-Informar a população sobre a reciclagem e o descarte adequado do lixo eletrônico para preservação do meio ambiente.
Quando nos procurar?
Quando o indivíduo sentir que o uso do computador/internet e/ou do telefone celular no dia a dia está começando a comprometer ou interferir na sua vida pessoal, social ou familiar trazendo prejuízos para a sua qualidade de vida. Nestes casos, recomendamos uma avaliação com os profissionais do Grupo DELETE - Desintoxicação de Tecnologi@s. Como funciona o grupo DELETE?
Todos os indivíduos com uso abusivo do computador/internet e/ou do telefone celular serão avaliados inicialmente por uma equipe de psicólogos que, com o uso de instrumentos específicos (questionários, escalas e inventários), serão capazes de colher as informações necessárias para compor a história pessoal e familiar do sujeito, os dados sócio demográficos, etc.
Em seguida a primeira avaliação com a bateria de testes, e após o diagnóstico médico, caso seja detectado no indivíduo algum transtorno de ansiedade, ou outro, relacionado com o uso abusivo das tecnologias referidas, o médico, fará o planejamento do tratamento com o uso ou não de medicação e o encaminhamento para psicoterapia. O psicólogo por sua vez, determinará um protocolo de atendimento específico de acordo com o diagnóstico do paciente.
Consideramos importante deixar claro que o tratamento será sempre direcionado para o diagnóstico primário, ou seja, para a causa principal que pode ser um transtorno de ansiedade, entre outros, que esteja levando o individuo a fazer um uso abusivo e indevido destes dispositivos.
O tratamento eficaz para os transtornos de ansiedade, segundo a literatura científica, costuma reunir a psicoterapia cognitivo-comportamental e o uso de medicação.
Quem somos?
Profissionais da área da saúde mental, Psicólogos e Médicos, Mestrandos, Doutorandos e Pós-Doutorandos que se reuniram para pesquisar sobre as novas tecnologias interferindo no comportamento humano; para orientar a população sobre um uso consciente das tecnologias; para dar suporte psicológico e clínico, quando necessário e para desenvolver pesquisas e artigos científicos sobre o tema.
Veruska
Andréa dos Santos - Psicóloga Clínica. Especialista em Terapia
Cognitivo- Comportamental. Estágio Probatório para o Mestrado no Programa de
Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental (PROPSAM) do IPUB/UFRJ. Tem
experiência na abordagem cognitivo-comportamental e em psicologia positiva.
Pesquisadora do LABPR/IPUB/UFRJ.
Médicos
em rodízio:
Profissionais
do Grupo DELETE:
Anna Lucia Spear King – Psicóloga Clínica – Fundadora e Diretora
do grupo DELETE-Desintoxicação de Tecnologias. Psicoterapeuta
cognitivo-comportamental – Pós-Doutoranda (CNPq) no tema “O impacto das novas tecnologias
interferindo no comportamento humano”. Doutora em Saúde Mental pelo Programa de
Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental (PROPSAM) do Instituto de
Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do
Comitê de Bioética do IPUB/UFRJ. Pesquisadora do Laboratório de Pânico e
Respiração (LABPR/IPUB/UFRJ).
Antonio Egidio Nardi - Psiquiatra - Professor Titular da
Faculdade de Medicina- Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio
de Janeiro (UFRJ). Membro Titular da Academia Nacional de Medicina. Coordenador
do LABPR/IPUB/UFRJ.
Eduardo Guedes da Conceição- Pesquisador do LABPR/IPUB/UFRJ. Pioneiro no estudo de Facebook Addiction Disorder no Brasil. Bacharel em Comunicação Social pela PUC-Rio. Executivo na Indústria de Entretenimento e Telecomunicações, desde 1998. Palestrante da Fundação Getúlio Vargas sobre Gestão de Medo.
Eduardo Guedes da Conceição- Pesquisador do LABPR/IPUB/UFRJ. Pioneiro no estudo de Facebook Addiction Disorder no Brasil. Bacharel em Comunicação Social pela PUC-Rio. Executivo na Indústria de Entretenimento e Telecomunicações, desde 1998. Palestrante da Fundação Getúlio Vargas sobre Gestão de Medo.
Flávia Melo Campos Leite Guimarães-
Psicóloga- desde 1986 no Instituto Municipal Philippe Pinel. Pós-graduação:
Formação Psicanalítica de grupo na Sociedade de Psicoterapia Analítica de Grupo
(SPGA).
Morená
Zugliani- Médica – Faculdade
de medicina Souza Marques. Residência médica de psiquiatria do Instituto
Philippe Pinel- Psiquiatra do núcleo de assistência técnica do tribunal de
justiça do estado do Rio de Janeiro.
Rafael Christophe da Rocha Freire- Médico psiquiatra – Doutor em psiquiatria pelo
IPUB/UFRJ. Pós-doutorando do LABPR/IPUB/UFRJ. Título de especialista em
psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Tathiana Pires Baczynski- Psiquiatra pela Universidade Federal do Rio
de Janeiro e pesquisadora do LABPR/IPUB/UFRJ.
Onde estamos?
No Laboratório de Pânico e Respiração (LABPR) que está localizado dentro do Instituto de Psiquiatria (IPUB) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no Campus da Praia Vermelha.
Av: Venceslau Brás, 71 – Botafogo – CEP 22290-140
Como entrar em contato?
E-mail- grupodelete@gmail.com
Site- www.grupodelete.com
Facebook- Delete-Desintoxicação de tecnologias
Twiter- @grupodelete
Histórico
O Grupo DELETE foi criado pela Psicóloga Anna Lucia Spear King em 01 de Julho de 2013 com o intuito de avaliar o impacto das novas tecnologias interferindo no comportamento humano. As novas tecnologias e a globalização vêm promovendo alterações nos costumes, no comportamento, na sociedade e nos hábitos dos indivíduos, em diferentes aspectos, que não podemos perder de vista todos os efeitos causados por essa interatividade. Consideramos importante realizar pesquisas científicas que nos permitam compreender tais mudanças no contexto atual. Entendemos por novas tecnologias todo o conjunto convergente de tecnologias, computação (software e hardware), telecomunicações, entre outras.
A proposta do Grupo DELETE que é composto por psicólogos e médicos especializados, é investigar os indivíduos com uso abusivo das tecnologias, estabelecendo a diferença entre o uso e o abuso, baseados nos conceitos de dependência normal e dependência patológica. Temos como objetivo diferenciar os usuários abusivos “dependentes normais” das tecnologias por lazer e/ou trabalho, daqueles usuários abusivos “dependentes patológicos”, cujo uso indevido poderia estar relacionado a um transtorno de ansiedade, entre outros. No primeiro caso, os indivíduos receberão instruções e orientações para uma prática saudável e consciente das tecnologias no cotidiano. E no segundo caso, os indivíduos que apresentarem um transtorno de ansiedade, ou outro, associado ao uso abusivo das tecnologias, além das mesmas instruções e orientações, receberão também um suporte terapêutico e clínico.
O tratamento clínico e psicoterápico, quando necessário, será sempre direcionado a causa que esteja levando o indivíduo a fazer uso abusivo das tecnologias, ou seja, ao diagnóstico primário que pode ser um transtorno de ansiedade, ou outros.
O tratamento clínico e psicoterápico, quando necessário, será sempre direcionado a causa que esteja levando o indivíduo a fazer uso abusivo das tecnologias, ou seja, ao diagnóstico primário que pode ser um transtorno de ansiedade, ou outros.
Com os resultados das pesquisas sobre os efeitos cognitivo-comportamentais, sociais e ambientais provenientes do impacto causado pela interferência das tecnologias no cotidiano dos indivíduos, poderemos expandir o conhecimento e desenvolver formas de uso mais consciente das tecnologias como a prevenção e redução de danos físicos e/ou psicológicos na população.
Pesquisas científicas em andamento do Grupo DELETE:
- Perfil psicopatológico dos indivíduos com uso abusivo da comunicação por computador/Internet e/ou telefone celular (Responsável Anna Lucia Spear King).
- Artigo de Revisão sobre dependência de Internet (Responsável Anna Lucia Spear King).
- O comportamento das funções cognitivas nos usuários abusivos do computador/Internet avaliados com o teste CNS-Vital Signs (Responsável: Anna Lucia Spear King)
-Ansiedade e Habilidades Sociais em indivíduos com transtornos ansiosos com uso abusivo da comunicação por computador/internet e/ou telefone celular (Responsável: Veruska Andréa dos Santos).
-Diferenças entre a Terapia cognitivo-comportamental e a Psicologia Positiva (Responsável Veruska Andréa dos Santos)
-A relação da depressão com o uso abusivo do computador/internet e/ou telefone celular (Responsável: Flávia Melo Campos Leite Guimarães)
- Validação da escala compacta Dependência do Telefone Móvel (Celular), Dependência da Internet e Dependência do Facebook (Guedes E & King ALS, 2013) (Responsável: Eduardo Guedes da Conceição)
Parabéns pela iniciativa! Sucesso!
ResponderExcluir